quinta-feira, 9 de abril de 2009

Como tirar seu Passaporte

Todo o processo é feito via Internet, através do site: http://www.dpf.gov.br/

Obs: Lembre-se não existe renovação ou prorrogação do passaporte, se o seu e venceu ou esta próximo de vencer, você terá que fazer todo o processo.

Depois de acessar o site procure pelo link: Requerer emissão de passaporte.
Escolha o Estado e a Cidade e confirme.
Aproxima página trará o passo a passo para retirada do seu passaporte.
Junte toda a documentação necessária acessando o link: documentação necessária. A documentação vai depender da idade do requerente e de outras situações como, alterações judiciais de nome. leve os originais.

Solicite a emissão do passaporte. Você será redirecionado a uma página de preenchimento dos seus dados. Complete todos os dados corretamente.

Pague a GRU, respeitando sua data de vencimento. Esta será emitida logo apos você terminar de inserir seu dados. Quarde o comprovante, e leve-o no dia da entrevista, faz parte da documentação necessária para retirada do passaporte.

Compareça ao posto do DPF munido da documentação original exigida, GRU paga e protocolo da solicitação. Não é necessário mais levar fotografia, que será coletada no momento do atendimento. Em algumas unidades do DPF é necessário o agendamento prévio. Verifique aqui se você deve agendar o atendimento no posto escolhido. Em algumas cidades este agendamento pode ser fito no próprio site.

Depois da entrevista, se não tiver faltado nenhum documento, o seu passaporte ficará pronto em até 10 dias, retire-o o quanto antes para não ter que refazer o processo. O passaporte será entregue pessoalmente a seu titular, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo. Busque seu passaporte no horário e local indicados.

Espero que estas dicas tenham sido úteis.
Janine Soares